Buscar

Aprenda a definir metas que tragam resultados reais em vendas




“Falhar em planejar é planejar falhar” e “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Muito provavelmente você já deve ter escutado ou lido alguma dessas frases em algum lugar. Ao olharmos para qualquer organização bem-sucedida, independente do porte, veremos que todas elas têm algo em comum: todas sabem da importância do planejamento focado em metas.


Nenhuma empresa consegue crescer sustentavelmente sem elaborar um planejamento estratégico para tal. Isso significa que inevitavelmente será preciso definir as metas a serem atingidas. É a partir dessa definição que gestores conseguem estabelecer estratégias e planos de ação para guiar a organização ao crescimento.


Como a definição de metas é essencial convidarmos você a conhecer mais sobre o tema.

Área de vendas: importância do planejamento focado em metas (sem elas já era!)


De um modo geral, as metas:

  • Fornecem a direção;

  • Facilitam o planejamento;

  • Motivam e inspiram funcionários;

  • Ajudam as organizações a avaliar e controlar o desempenho.


Elas são essenciais para a elaboração do plano estratégico da empresa, o qual precisa do planejamento de vendas. Para entender, pense no planejamento comercial: você vai concordar que sem definir os objetivos de vendas da equipe não tem como saber como a área está progredindo. Tampouco é possível saber se os resultados estão de acordo com o que a empresa espera, não é mesmo?


Como as metas devem ser definidas?

Existe uma técnica chamada de SMART que traduz as características de uma meta bem definida.


SMART é um acrônimo em inglês para Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-Bound. Em português isso significa que metas SMART são:

  • Específicas;

  • Mensuráveis (podem ser medidas);

  • Atingíveis (devem ser alcançáveis);

  • Realistas (devem ser desafiadoras, mas não a ponto de serem impossíveis);

  • Temporizáveis (com prazo e duração definidos).


Por exemplo, uma boa meta SMART seria: “Aumentar em 30% a venda do produto X para o segmento Y, chegando no faturamento de R$ X em seis meses”. Lembre-se que quanto mais específico for um planejamento focado em vendas, mais bem direcionados serão os esforços para chegar no resultado desejado.


Como controlar as metas?

Não basta ter um planejamento focado em metas se não é possível controlá-las precisamente, pois somente assim será possível criar estratégias de correção sempre que necessário. A melhor maneira de fazer esse acompanhamento é por meio de uma solução.


Para a área comercial o indicado é que empresas trabalhem com um software que permita a criação de seus próprios fluxos de vendas, a fim de que o gestor consiga melhor definir as metas para cada etapa. Como metas têm a ver com tomadas de decisão, o cenário perfeito é aquele em que a equipe comercial tem dados para criar planos de ação precisos e consegue visualizar um Dashboard de metas em tempo real.

O PISCO For Sales, software de atração de novos clientes, gestão de CRM, Funil de Vendas, Roteirizadores inteligentes, gestão de vendas completo e controle de estoque, gerencia todos os processos da área comercial, auxilia no controle das metas, garantindo que o planejamento comercial seja respeitado.


Solicite uma demonstração e uma consultoria 360° da sua área comercial totalmente gratuitamente e conheça na prática o que a solução pode fazer para sua área de vendas.

31 visualizações
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone

Joinville - SC

(11) 4130- 7445

Todos os direitos reservados | Pisco For Sales é uma marca da Pisco Software S.A.