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CRM para que te quero?! Entenda a importância e como escolher o melhor


Se você trabalha com vendas, ou é proprietário de um negócio, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre CRM (Customer Relationship Manager). Em português, CRM significa Gestão do Relacionamento com o Cliente e, como o nome sugere, trata-se de uma ferramenta que permite sua equipe de vendas se concentrar nas relações de sua organização com seus clientes.

Mais especificamente, CRM tem a ver com estratégias, práticas e tecnologias utilizadas pelas empresas para gerenciar e analisar interações e dados do cliente em todo o ciclo de vida de uma venda. Dentre os objetivos de uma ferramenta de Customer Relationship Manager estão:


• Aprimorar as relações de atendimento,

• Auxiliar na retenção de clientes,

• Impulsionar o crescimento das vendas,

• Eliminar a ociosidade da equipe de vendas


No artigo Futuro da prospecção B2B: sua empresa está preparada? falamos da importância do CRM. Os benefícios da ferramenta são cada vez mais percebidos por empresas que, por sua vez, encontram uma infinidade de opções no mercado. Dentre a grande variedade de ofertas, a pergunta é: como escolher o CRM ideal?


Para ajudar você a responder a essa pergunta, confira os itens essenciais a uma solução de CRM:

CRM na nuvem


Também conhecido por cloud computing, a computação em nuvem permite que processos sejam executados sem a necessidade de instalar programas em seu computador, pois tudo ocorre por meio da internet. Ao contar com uma solução de CRM hospedada na nuvem, além de mais segurança, o profissional pode acessar os dados que precisa a partir de qualquer lugar com conexão de internet.


Usabilidade


Um sistema de CRM deve ser intuitivo e fácil de usar. Isso significa que ao avaliar uma solução de Customer Relationship Manager veja se ela permite que você navegue facilmente por suas funcionalidades. Verifique se as funções são simples de serem compreendidas e se é fácil executar ações no sistema.


Integração de funcionalidades


É essencial que com o CRM seja possível realizar o gerenciamento de cada etapa das atividades de prospecção e de vendas. Para isso, o indicado é que você procure por uma única solução que trabalha também com funil de vendas, controla a ociosidade de cada colaborador, marca compromissos, emite lembretes e alertas, faça a gestão de campanhas comerciais, permita a elaboração de um planejamento comercial, entre outros.


Tenha em mente uma regra: um CRM integrado com as diversas etapas do ciclo de vendas, bem como com funcionalidades necessárias para os profissionais da área serem mais produtivos, é essencial para quem tem o trabalho de reverter prospects em clientes ativos.


Customização


Se pegarmos dois negócios do mesmo porte e do mesmo segmento veremos que cada um possui suas particularidades. Cada empresa possui seus fluxos comerciais, tipificações de ganho de contas, entre outras características. Portanto, verifique se a solução de CRM é customizável e permite que você faça as adaptações necessárias ao seu negócio.


Relatórios e métricas


“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Verifique se a solução de CRM gera relatórios e se é possível verificar métricas de investimento e retorno de vendas. Essa é uma funcionalidade importantíssima, pois além de munir o gestor com informações relevantes sobre o resultado do seu time, permitirá que sejam avaliados os pontos de melhoria com base em dados concretos e não em achismos.


Por fim, o CRM de hoje deve ser completo


Pensar em ter uma ferramenta para cada função do gerenciamento de prospecção e vendas é colocar uma barreira na produtividade da sua equipe. Já pensou ter que ficar acessando diversos sistemas, muitas vezes de empresas desenvolvedoras diferentes, para conseguir tomar uma decisão?


Com toda certeza, esse cenário não se enquadra no ambiente competitivo em que vivemos hoje, no qual uma decisão precisa ser tomada praticamente em tempo real. Neste artigo procuramos mostrar os pontos essenciais de uma ferramenta de CRM, mas existem outras questões importantes a avaliar.


Se você quiser conversar a respeito, entre em contato conosco. Caso queira conhecer uma solução que é considerada MUITO MAIS que um CRM , deixamos aqui o convite para que conheça o PISCO For Sales, software de identificação, atração e retenção de novos clientes, com foco em processos de prospecção de alta complexidade, que gerencia todos os processos da área comercial.

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