• Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone

Joinville - SC

(11) 4130- 7445

Todos os direitos reservados | Pisco For Sales é uma marca da Pisco Software S.A.

Buscar

Ociosidade Comercial: Os perigos que sua empresa pode estar enfrentando com uma equipe ociosa

Atualizado: 4 de Set de 2019


Se tem uma área na empresa que está diretamente ligada com a receita, essa área é a de vendas. Isso significa que sempre que há ociosidade a organização está, no mínimo, tendo gastos que não deveria. Em um cenário mais grave, uma equipe comercial ociosa é sinônimo de dinheiro que não entra em caixa.


Importante ressaltar que quando falamos em ociosidade não estamos falando apenas daqueles momentos em que os profissionais param o que estão fazendo para checar as redes sociais ou dar uma olhada no celular. O perigo vai muito além disso, porque estar ocioso pode ocorrer por hábitos errados, como por exemplo gastar muito tempo em uma tarefa que não trará resultados ou em uma atividade que poderia ser automatizada.


Infelizmente, a ociosidade comercial é muito mais comum do que você pode imaginar. Neste post elencamos os principais problemas de uma equipe de vendas ociosa. Confira!


Perigos da ociosidade comercial


O primeiro – e mais visível - problema de profissionais de vendas ociosos está no tempo não utilizado para faturar. Um colaborador parado é sinônimo também de gastos, e essa regra vale para qualquer parte de uma organização. A conta aqui é muito simples: se o dinheiro que sai do caixa da empresa for maior do que o que entra, não existe milagre que fará o negócio sobreviver por muito tempo.


Uma outra questão a se atentar quando o assunto é ociosidade comercial é que profissionais parados podem ser o gargalo de um processo de vendas. Imagine o seguinte: a equipe de prospecção analisou potenciais clientes e teria que fazer as atualizações em uma planilha. Por sua vez, o vendedor deveria receber essa planilha de imediato, mas a pilha de e-mails do profissional de prospecção interrompeu o fluxo. Consegue ver como uma atitude aparentemente inofensiva (como checar o e-mail) pode atrasar todo o processo?


Como abordamos no início do artigo, a ociosidade comercial pode ser fruto de tempo gasto em atividades erradas. Um exemplo clássico disso é quando um potencial cliente é abordado duplamente. Isso significa que o esforço que deveria ser investido na abordagem de um outro potencial cliente acabou indo para um que já havia sido contatado.


São hábitos como esse da dupla abordagem que acabam interferindo na produtividade da área. Essa atitude, por consequência, faz com que a equipe tenha altos índices de ociosidade. No entanto, precisamos entender que a “culpa” nesse caso nem sempre é do time comercial.


O que pode estar acontecendo com uma equipe ociosa?


Existe uma grande probabilidade de a ociosidade da área comercial ser resultado de questões como falta de planejamento comercial, processos de prospecção descentralizados (é o caso de várias planilhas “perdidas” pela área), falta de uma agenda comercial, um funil de vendas incompleto ou que não permite um acompanhamento em tempo real do ciclo de vendas, entre outros motivos.


Observe que a ociosidade comercial pode estar ocorrendo porque a equipe fica, em muitos casos, perdida no processo de prospecção e vendas, não conseguindo agir conforme um fluxo definido e com etapas pré-estabelecidas. Isso pode ser um sinal de alerta importantíssimo, porque é muito provável que o gestor também não esteja conseguindo identificar a atuação de seus profissionais.

Sem entender em que parte do dia ou em que atividade a equipe fica mais ociosa, não tem como tomar ações para reverter esse cenário, certo? Para resolver tudo isso – inclusive para potencializar a conversão de leads e fazer o caixa da empresa receber dinheiro – o ideal é que seu negócio invista em uma única ferramenta que faça o gerenciamento de cada etapa das atividades de prospecção e de vendas.


Se sua empresa se encaixa nesse quadro e já percebeu a importância de acabar com a ociosidade, deixamos aqui o convite para que conheça o PISCO For Sales, software e método que gerencia de forma completa todos os processos da área comercial.


Acesse nosso portal [aqui] e solicite uma demonstração gratuita assistida e descubra como melhorar muito a performance de seu time de prospecção, vendas e pós-vendas.

51 visualizações