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Potencialize as vendas da sua empresa com Outbound Marketing


Outbound Marketing é o que conhecemos por marketing tradicional. São os comerciais de TV, anúncios impressos (em jornais, revistas, panfletos, folhetos, catálogos etc.), outdoors, displays de supermercados, telemarketing, ações em feiras e por aí vai.


Ainda, dizemos que refere-se a qualquer tipo de marketing em que uma empresa inicia a conversa e envia sua mensagem para um público. Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound interrompe o consumo do conteúdo e é escrito/criado para as necessidades do produto.


Apesar de ser uma estratégia mais impessoal, o Outbound Marketing pode ajudar – e muito – a potencializar suas vendas. A seguir, elencamos três ferramentas que contribuem para um outbound de sucesso:

1 – Big Data

Estamos na era da informação. No entanto, de nada adianta sermos soterrados por dados se não conseguimos compreendê-los ou não sabemos o que podemos fazer com eles.


Sua empresa pode adotar estratégias como marketing por e-mail, mala direta, ligações ou realizar outra ação de Outbound Marketing. O fato é que o sucesso de toda campanha é saber quando as pessoas certas são mais propensas a converter.


Equipes de vendas capacitadas a trabalharem com análises podem transformar insights em gatilhos de conversão. É a análise de Big Data que pode expor esses gatilhos para que as marcas possam tomar decisões eficazes sobre as estratégias de vendas e de marketing a serem utilizadas.


Conforme comentamos, o Outbound Marketing é o marketing tido como tradicional. A diferença das campanhas realizadas anos atrás para as que temos hoje está na utilização dos dados.


Por isso, soluções projetadas para reunir, organizar e analisar esses dados têm se tornado cruciais para os negócios. Mais ainda: elas transformam campanhas de marketing que outrora eram tidas como imprevisíveis em estratégias segmentadas.


Graças ao Big Data, hoje profissionais de marketing conseguem munir a equipe de vendas com perfis de compradores que realmente fazem sentido para a empresa. Falando no assunto, faça uma consulta gratuita no nosso Big Data e veja o potencial de mercado da sua empresa.

2 – Perfil do comprador ideal

As chamadas frias – cold call -, ainda são uma parte essencial da estratégia de Outbound Marketing e trazem resultados. O erro está em ter equipes de vendas dedicadas a trabalhar com leads mal ajustados.


Tanto para ser assertivo nas vendas, quanto para diminuir o Time to Value, o indicado é que leads sejam qualificados de acordo com o que é importante para sua empresa.

Desse modo, ao definir previamente o perfil do cliente ideal, na hora de executar uma ação de cold call, por exemplo, o vendedor, logo no início, já consegue identificar se vale a pena ou não investir tempo no lead.


Como o Outbound trata de uma prospecção ativa, é imprescindível que a empresa estabeleça parâmetros de características do cliente que se encaixam aos produtos/serviços oferecidos.

3 - CRM

Um dos piores erros que um vendedor comete é entrar em contato com um cliente sem saber que um outro representante já o contatou. Outro erro comum é o vendedor não realizar os follow-ups necessários.


Segundo a HubSpot, para 80% das vendas são necessários no mínimo 5 follow-ups. Ainda de acordo com eles, 44% dos vendedores desistem depois da primeira tentativa.

Ao manter processos de vendas e marketing unificados é possível analisar, pelo CRM, como está o gerenciamento de leads no funil de vendas.


Colocando o Outbound Marketing em prática


A informação está em todo lugar. A diferença entre uma empresa bem-sucedida e uma que não consegue evoluir está no uso que ela faz dessa informação.


Por mais que novas estratégias de marketing surjam, ainda devemos contar com o tradicional Outbound. A questão toda é que hoje em dia temos os dados e a automatização como aliados.


A fim de conseguir coletar as informações, entender mercados e cenários e distribuir leads qualificados ao time de vendas, faça uso da tecnologia certa. A plataforma Pisco for Sales pode contribuir com o sucesso da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.


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