• Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone

Joinville - SC

(11) 4130- 7445

Todos os direitos reservados | Pisco For Sales é uma marca da Pisco Software S.A.

Buscar

Que tal atingir escalabilidade das vendas?





No início do século XX, o mundo viu despontar a produção em massa. Henry Ford foi o nome por trás da transformação que levou às fábricas a chamada linha de montagem. Com ela veio o conceito de produção em escala, ou seja, passou a produzir-se mais sem que esse aumento elevassem os custos.


Assim, a partir dessa breve história passamos a outro conceito, originado do que Henri Ford nos trouxe. Estamos falando da escalabilidade, um termo que está despontando cada vez mais no ambiente corporativo.


Em linhas gerais, ser escalável nos negócios é conseguir crescer sem que isso demande uma necessidade proporcional de aumento de mão de obra ou capital. Isso significa que em uma empresa todos precisam ter a mentalidade de serem escaláveis. E isso, claro, inclui (principalmente) o time de vendas.


Por isso, no artigo de hoje falaremos da escalabilidade das vendas. Vamos conferir?


Como conseguir escalar as vendas?

Um time de vendas de alto desempenho é fundamental, e falamos sobre isso em outra publicação. Além disso, é importante atentar-se em alguns pontos. O primeiro deles é a criação de processos. Basicamente, são eles que colocarão ordem na casa, pois criam uma sequência de passos que devem ser executados em um tempo definido.


Em outras palavras, cada um da equipe saberá qual atividade deverá ser executada, qual o tempo para isso, e para onde o fluxo se encaminha. Por isso, desenvolva um processo para qualquer atividade que for executar – desde o primeiro contato até a venda.

Processos são o primeiro passo, mas igualmente essencial para conquistar a escalabilidade das vendas é melhorar o gerenciamento de leads. Para isso, é necessário não apenas entender da jornada de compra, mas também compreender que fase do funil o lead se encontra. Uma ferramenta de CRM é essencial para essa gestão de leads.


Como falamos em processos e em geração de leads, logicamente temos que falar da peça principal de tudo isso: o cliente. Se conhecer o cliente é fundamental, hoje em dia fala-se de mapeamento de persona, que significa determinar o cliente ideal para sua empresa. Assim você conseguirá definir uma estratégia de venda personalizada e alinhar ofertas que mais tenham a ver com as necessidades dos seus clientes, o que, com toda certeza, trará mais resultados.


Outro item importante para escalabilidade das vendas é possuir uma equipe data-driven, isto é, que seja direcionada pelos dados. Traduzindo: uma equipe que tenha em mãos informações precisas, que analise essas informações e tome decisões com base no que os números apontam.

Existem também métricas que são essenciais para empresas que querem escalar as vendas, como taxa de conversão e margem de lucro, por exemplo. Defini-las será fundamental para medir o progresso das vendas e, com base nisso, trabalhar para melhorar os números, se for o caso.

Concluindo


Um cenário em constante transformação, como é esse em que vivemos atualmente, exige também uma nova estratégia de vendas. O foco passa a ser em ter um time de vendas com profissionais eficazes, ou seja, que não precisem trabalhar mais horas para trazer mais resultados, mas que trabalhem de forma mais precisa.


A escalabilidade das vendas tem tudo a ver com esse cenário e neste artigo apresentamos alguns pontos fundamentais para conquistá-la. Cada ponto diz respeito a uma estratégia, mas todos têm um objetivo em comum: fazer com que vendedores atuem com um volume de negócios mais direcionados. Isso, com toda certeza, aumentará os resultados da empresa.


Se sua equipe precisa de um apoio para conseguir escalabilidade das vendas – e quer contar com uma ajuda para colocar em prática os pontos que abordamos neste artigo - deixamos aqui o convite para que conheça o PISCO For Sales, um software que gerencia de forma completa todos os processos da área comercial. Solicite uma consultoria gratuita para o seu negócio.

26 visualizações